Bem-vindo!!!

Bem-vindos ao Blog da Turma F5 - 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio La Salle Medianeira.

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

O Sistema Digestório

Olá!

Vamos aprender mais sobre o Sistema Digestório?

TAREFA 01 - Após assistir ao vídeo abaixo, poste um comentário relatando o que você já sabia sobre esse assunto, o que aprendeu de novidade e o que deixou você pensando ou com vontade de saber mais. Não esqueça de assinar o seu nome antes de postar o comentário.


TAREFA 02 - Acesse este texto AQUI! e leia sobre a viagem que o alimento faz pelo corpo humano até ser digerido completamente. Depois, imagine que você vai comer uma maçã. Escreva nos comentários o nome dos órgãos que esse alimento irá percorrer dentro do seu corpo. Não esqueça de assinar o seu nome antes de postar o comentário.

TAREFA 03 - Acesse a atividade AQUI! e aprenda a identificar os órgãos do sistema digestório.

TAREFA 04 - Assista ao vídeo abaixo e entenda a importância de alimentar-se bem!


TAREFA 05 - Leia as páginas 134, 135 e 136 do livro de Ciências. Anote todas as suas dúvidas no caderno para esclarecermos em aula. Esteja preparado...

64 comentários:

  1. parte 1
    eu ja sabia das paredes musculares do intestino grosso.

    eu aprendi que quando estamos mstigando algo a saliva ajuda liberando um acido que transforma uma parte do alimnto em açucar.

    e eu queria saber o nom dos acidos e por que essas reações quimicas.

    DE:alexandre

    ResponderExcluir
  2. Eu entendi o nosso sistema dizestorio se agente come um alimento as glandulas salivares ajudam agente mastigar com facilidade e o alimento que vocé comeu vai desendo ate o estomago
    joão Augusto

    ResponderExcluir
  3. achei o video muito legal. aprendi muito o sistema digestorio.não sabia que o ser humana fazia tudo isso.adorei aprender isso

    BRUNO JAESCHKE

    ResponderExcluir
  4. Eu não entendi muitas coisas mas essas eu não tenho nem ideia? Viscoso,delgado,ureteres
    eu sabia cuspir comer digerir ass: Vinicius Ely dos Santos

    ResponderExcluir
  5. TAREFA 01
    Eu aprendi que o nosso corpo faz muita atividade para digerir alimento,gerar energia,tirar as vitaminas.eu já sabia que em nosso corpo havia varias bactérias que ajudavam nos ajudavam, que quando dormimos nosso corpo digere os alimentos.
    Gostei muito de aprender sobre o sistema digestório e quero aprender mais.

    ResponderExcluir
  6. Tarefa 1 - Eu já sabia que as comidas passam por um cano e depois vai para o estômago. Também sabia que algumas comidas tem vitaminas E, outras vitaminas D, etc.
    Eu aprendi que cada comida
    tem seu valor. Também aprendi que as comidas nós mordemos, engolimos, e depois a comida passa por um cano, vai para o estômago e ele faz a comida virar um suco.
    queria aprender mais sobre todas essas coisas, porque achei meio legal.
    ASS: Luísa

    ResponderExcluir
  7. Tarefa1 Eu aprendi que existem coisas que nós não sabiamos que existiam,eu quero estudar mais o sistema digestório isso é bom nós sabermos,eu já sabia que toda nossa comida passa por varias etapas AS Lion

    ResponderExcluir
  8. eu não sabia que a gente cuspia água pela boca para limpar a comida e eu sabia que a comida passava pelo cano e que o fígado e o maior órgão do corpo e foi isso que eu aprendi.tarefa 1
    ASS: VITOR

    ResponderExcluir
  9. tarefa 1: Eu gostaria de saber mais sobre as glândulas salivares, sobre as veias e também sobre quantas vezes nós comemos na vida alguns alimentos. Eu já sabia que quando caminhamos, andamos de bicicleta vai fazer melhor digestão. Aprendi várias coisas, mas achei um o mais diferente sobre as glândulas salivares, sobre a nossas veias e também sobre o fígado
    LAURA

    ResponderExcluir
  10. TAREFA 1-eu já sabia que nosso corpo é uma grande máquina e que nosso coração bombeia sangue para todas nossas veias.Eu não sabia que nossa boca tem 32 dentes que nossas glândulas salivares produzem 1 litro de saliva por dia .O gostaria de saber é como a nossa comida é digerida. ASS-Vitória

    ResponderExcluir
  11. tarefa 01
    -Eu jÁ SABIA QUE NOSSO CORPO HUMANO ERA UMA MÁQUINA
    QUE NOSSO CORAÇÃO BOMBIAVA SANGUE .
    - QUE EU NÃO SABIA QUE NOSSA BOCA TEM 32 ANOS
    - QUE GOSTARIA DE APRENDER COMO FUNCIONA O VOMITO
    JORDANA CAROLINE MINIKEL

    ResponderExcluir
  12. Tarefa 1:
    Eu aprendi que a epiglote se inclina para trás para fechar a laringe, a passagem ar para o pulmão.

    Leandro

    ResponderExcluir
  13. Eu sabia que as paredes do intestino é grosso,e que o figado é o maior órgão do corpo humano ......
    Eu aprendi que o alimento é bom para algumas pessoas e para outras não,e também que a boca tem 32 dentes produz muita saliva.
    Eu queria saber mais sobre o intestino grosso.
    Assinado:Raquel

    ResponderExcluir
  14. tarefa 1;eu já sabia que o nosso corpo era uma maquina,e o xixi vem da nossa bebida que nossa bexiga filtra,o que eu não sabia que nossa boca possui 32 dentes, e nossa glândulas salivares produzem 1 litro por dia.O que eu queria saber e sobre como o coco se produz .NATIELI

    ResponderExcluir
  15. Tarefa 1=Eu já sabia sobre o esôfago,o seu alimento é empurrado esôfago abaixo.
    Eu aprendi que quando engolimos uma reação nos impede de respirar.
    E pensei que eu podia aprender mais sobre o reto.
    Assinado:Cézar

    ResponderExcluir
  16. TAREFA 1

    -O que eu já sabia:
    Que após comermos alguma coisa nosso corpo passa por um grande progresso para digerir-mos a comida

    -O que aprendi:

    Muitas coisas,por exemplo,que se mastigarmos alguma coisa com amido por 2 minutos sentiremos um gosto mais açucarado em nossa boca

    -O que eu quero aprender:

    Mais sobre o corpo humano:)

    -Henrique Tonel

    ResponderExcluir
  17. Eu gostei muito do vídeo, aprendi muita coisa, mas não vou falar tudo porque vai ficar muito longo, alguma coisas eu sabia mas aprendi que: Os rins tem mais de 1 milhão de células para fluir o sangue, tem um líquido no esôfago chamado quimo que ajuda a deixar o alimento menor pra digerir, e aprendi que a água que a gente bebe, o intestino solta parte dela para mantermos hidratados, e o fígado é o maior orgão do corpo humano, aprendi mais coisas mas não coloquei mais porque vai ficar mais longo do que já está. E eu tenho uma dúvida: porque o rim tem tantas células para fluir o sangue ? De: Rafael

    ResponderExcluir
  18. tarefa 1:OQUE EU JÁ SABIA ERA QUE O NOSSO CORPO ERA UMA MÁQUINA,QUE O NOSSO CORAÇÃO BOMBEIA SANGUE SEMPRE.O QUE EU NÃO SABIA QUE NOSSA BOCA TEM 32 DENTES,QUE NOSSA GLÂNDULAS SALIVARES PRODUZEM 1 LITRO DE SALVA POR DIA O QUE EU QUERO APRENDER COMO O COCO SE PRODUZ E COMO O VOMITO SE PRODUZ.ASSINADO FERNANDO ZIMMER VIEIRA

    ResponderExcluir
  19. 1 tarefa : O Que eu aprendi : O interior do corpo humano é uma maquina complexsa, uma usina quimica. Durante a vida consumimos 30 toneladas de alimento. Só nosso alimento gasta 10 porcento para ser digerido.O ato e engolir ativa a usina de abastecimento. Existe progeções minusculas em forma de dedos chamada velosidades aumentam a absorsão de nutrientes no entestino deogado.As Frutas são ricas em açucares minerais e vitaminas . O figado é o mair orgão e faz 500 funções. O que eu já sabia : o alimento é um combustivel paraque queimamos quando usamos os musculos trabalham . O estoago é um pulverizadoe de alimento . oq que eu to em duvida : O que é prisauzina . De Davi

    ResponderExcluir
  20. 1-Que o nosso corpo faz um processo de 24 horas depois de uma refeição,também sabia que algumas comidas tem vitaminas que fazem bem para o nosso corpo para ficarmos saudáveis e mais inteligentes como a laranja que tem vitamina c e como os outros alimentos,também aprendi de onde vem a nossa saliva e o que ela faz
    2-Que o nosso alimento é derretido dentro de nós para finalizar o processo dos dentes e passa por varias coisas até a hora de dormir.
    3-Como é feita a saliva
    Mariana BS

    ResponderExcluir
  21. Eu aprendi que eu achei interessante foi sobre os órgãos e a jornada que a comida faz e eu queria aprender mais sobre isso porque é bem interessante.
    O que eu já sabia é que quando a jornada dos alimentos termina ele sai pela bexiga,que tem um ácido no estômago que digere os alimentos.
    Esta atividade foi bem legal e interessante eu gostei de faze-las.

    Éric John Bolzan

    ResponderExcluir
  22. tarefa 1:eu já sabia de tudo menos de uma coisa era que o corpo humano fusiona que nei uma usina elétrica Milena

    ResponderExcluir
  23. eu achei muito importante que ajente tenque comer alimentos saúdaveis.ex maça,laranja,mamão e outros tipos de alimentotos e não comer alimentos que não dão força temos que comer tambem que tem proteinas.Ex carne,tomar leite,ovos,,milho,pão tambem e muito importante para fazer uma boa dizestão e ivitar comer muitos doces
    joão

    ResponderExcluir
  24. Tarefa-1= Eu aprendi que o corpo humano é uma maquina extraordinária a maquina mais eficiente que eu já vi a melhor ,mega iper eficiente.
    tarefa-2= Sempre é bom comer coisas saudáveis como salada,frutas e [etc] e não comer muita bestera como chocolate,bolacha recheada e [etc].

    ResponderExcluir
  25. Tarefa 2: Passa pela boca,pelo esôfago, pela faringe e pelo estômago.
    ASS: LAURA SPOHR

    ResponderExcluir
  26. Eu sabia que o corpo humano é a máquina mais eficiente do mundo e além disso consegue fazer uma digestão em 24 horas,também sabia que as frutas possuem várias vitaminas também os legumes nos ajudam muito como a cenoura que nos faz enxergar melhor.
    Mariana de Barros Schommer .

    ResponderExcluir
  27. Tarefa 2:Ela passa pela faringe,pela boca,pelo esôfago e pelo estômago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tarefa 2 eu já sabia que o nosso corpo era uma máquina que quando você bota a comida na boca o nosso corpo já começa a fazer a digestão.Eu não sabia que por causa da digestão agente pode pular corre brinca estuda etc...Eu gostei muito da trajetória que a comida faz no nosso corpo por isso quero aprender mais.Assinado Fernando Zimmer Vieira

      Excluir
    2. esse é o errado desculpa:)
      Tarefa 2 passa pela boca,faringe esôfago,estômago,intestino grosso,anus,intestino delgado,etc...
      desculpa o primeiro comentário é o errado foi mal :) assinado Fernando Zimmer Vieira


      Excluir
  28. Tarefa 4 eu já sabia que tinha que comer coisas saudáveis como maçã banana morango alface tomate etc... e ten que comer comida saudáveis.O que eu não sabia que o carboidrato são a base da nossa alimentação proteínas deixam as pessoas mais saudáveis gorduras são boas e ruis pois servem para manter a temperatura do nosso corpo.O que eu quero aprende porque os salgadinhos são tão ruins.assinado Fernando Zimmer Vieira

    ResponderExcluir
  29. eu ja sabia que existe vários órgãos de formas e funções diferentes

    eu não sabia que a comida passava pela faringe pela boca pelo esôfago e pelo estomago

    eu não sabia que por causa da digestão gente pode pular correr brincar etc.

    ResponderExcluir
  30. passa pela boca faringe e esofago ,estomago,intestino delgado, intestino grosso e anus tarefa 02 assinado Davi Ramos Nachtigall : ) !-!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e o figado, vesticulo e o pancrÊas de Davi *_*

      Excluir
    2. Não coloquei assento por que ficaria estranho (por que n sei coloca o chapéu) desculpa pelo erros de portugues. vesícula

      Excluir
  31. a maça passa por a boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.

    ResponderExcluir
  32. Tarefa 2: se eu digerir uma maça ela vai passar pela boca, intestino delgado, intestino grosso, ânus , estômago, faringe e esôfago^.

    ResponderExcluir
  33. Tarefa 2-Primeiro nós mordemos o alimento com os dentes e depois ele vai para a faringe, para o esôfago, para o estômago que é o local para onde o bolo alimentar se direciona. Depois disso ele vai para o intestino delgado, intestino grosso e sai pelo ânus.
    ASS: Luísa Webler Sturm

    ResponderExcluir
  34. A maça passará pela boca, estômago, intestino delgado,esôfago, intestino grosso, ânus e faringe

    Murilo Konzen

    ResponderExcluir
  35. Tarefa 2 eu já sabia que o corpo possui diferentes órgãos interno cada um com assua função,eu sabia que O quilo segue para o intestino grosso lá água e sais minerais são aproveitados o restante é eliminado para fora do corpo, não sabia a medida que os alimentos chegam, o estômago vai se dilatando normalmente ele consegue acomodar até dois litros de alimentos, mas isso varia de pessoa para pessoa. Gostei muito do trabalho.
    Humberto spohr.

    ResponderExcluir
  36. TAREFA 2- A digestão começa na boca quando mastigamos e engolimos a maça.Depois passa pela boca faringe e pelo esôfago e vai para o estômago,depois do estômago vai para o intestino delgado .Lá é misturado ao suco pancreático,feito no pâncreas,então segue no intestino grosso e o restante passa a se chamar fezes.Ass Vitória.

    ResponderExcluir
  37. Tarefa-2 SE comermos uma maça passará pela boca, intestino, delgado , esôfago, intestino grosso, ânus,faringe.
    nome;jordana

    ResponderExcluir
  38. Tarefa-2 SE comermos uma maça passará pela boca, intestino, delgado , esôfago, intestino grosso, ânus,faringe.
    nome;jordana

    ResponderExcluir
  39. atividade 4 já sabia dos carboidatos proteinas e gordura e a importancia do carboidatos é dexa nos com energia pra fazer nossa tarefas , as gorduras pra ter o corpo aquesido, e as proteinas cervem para o cresimento .Sabia qu eram importantes.Davi Ramos nachtigall *_*

    ResponderExcluir
  40. Tarefa 4 : eu sabia que existe comidas que são boas e ruins para nosso corpo as comidas boas tem nutrientes ,carboidratos vitaminas e etc.Nos também precisamos tomar muita água para nos hidratarmos.

    ResponderExcluir
  41. Tarefa 2-Quando nós comemos qualquer alimento esse alimento passa pela faringe ,indo esôfago ,indo para o estômago,passando pelo intestino delgado,depois pelo intestino grosso e sai pelo ânus
    ASS:Cézar Augusto Lentz

    ResponderExcluir
  42. tarefa 2-alguns nutrientes já são aproveitados pelo corpo,sendo levados pelo sangue.PARA as células,depois do estômago o quimo vai para o intestino delgado.LÁ,ele é misturado ao suco pancreático (feito no pâncreas).Á bile (vinda do fígado)e ao suco entérico do próprio intestino.OS órgãos que compõem o sistema digestório são:boca, faringe,esófago,estômago,intestino delgado,intestino grosso e ânus

    ResponderExcluir
  43. tarefa 2; Os órgaõs que compõe o sistema digestório são:Boca,faringe esôfago,estômago,intestino delgedo,intestino grosso Ânus depois do estômago,o qUIMO VAI PARA O INTESTINO DELGADO . LÁ ELE É MISTURADO AO SUCO PANCREATICO FEITO NO PANCREAS A BILES VINDAS DO FIGADO , E AO SUCO INTERICO DO PROPRIO INTESTINO . ALI OUTRO NUTRIENTES São aproveitados e ao final do processo o quimo passa a se chamar quilo . Natieli plus

    ResponderExcluir
  44. Tarefa 1:Eu não sabia que comiamos oito mil ovos durante a vida, não sabia que tinhamos 32 dentes na boca, que a superfície branca dos dentes era a substância mais dura do corpo humano e não sabia que o fígado era o maior osso do corpo humano.
    Eu já sabia que tinhamos a larige e já sabia que primeiro o alimento ia primeiro para a faringe e depois para esôfago.
    EU queria saber mais sobre as glândula salivarias.

    MARIA FERNANDA BORBA

    ResponderExcluir
  45. Se ingerimos uma maçã primeiro ela passará pela faringe e pelo esôfago e vai para o estômago, depois vai para o intestino delgado.Lá se mistura com suco pancreático, feito nas pâncreas então vai para o intestino grosso e o restante vai para o ânus, e sai como fezes

    MARIA FERNANDA BORBA

    ResponderExcluir
  46. Essa é a TAREFA 2 a que eu escrevi sobre a maçã.

    MARIA FERNANDA BORBA

    ResponderExcluir
  47. TAREFA 4
    Eu sabia que precisamos comer alimentos saudaveis como frutas, verduras,carboidratos,alimentos com vitaminas, proteínas etc.
    Temos que fazer vários esportes como futbol, basquete, vôlei ou até mesmo sair para dar uma caminhada. Também devemos beber no mínimo 2 litros de água por dia porque 60% do nosso corpo é água. Mas também tem as porcarias, como bolacha recheada, salgadinho, chocolate etc.Não precisamos deixar de comer apenas devemos redusir a quantidade.

    MARIA FERNANDA BORBA

    ResponderExcluir