Bem-vindo!!!

Bem-vindos ao Blog da Turma F5 - 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio La Salle Medianeira.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

EXTINÇÃO DAS AVES NO BRASIL


























O Brasil é o quarto país do mundo em número de espécies de aves ameaçadas. No mundo, uma em cada oito espécies de aves está ameaçada de extinção.
Poluição, desmatamento, aquecimento global e a caça predatória são as principais atividades humanas responsáveispela situação que coloca várias espécies de aves em risco de extinção. Os dados são da BirdLife International.
Uma das regiões mais afetadas no Brasil é o Cerrado, em virtude do cultivo da soja. Grande parte das espécies ameaçadas vivem em áreas agrícolas.
87 % de todas as espécies sofrem algum grau de ameaça em função do avanço das fronteiras agrícolas e do uso de novas tecnologias no meio rural.
O Cerrado ocupa 21 % do território brasileiro e abriga cerca de 935 espécies de aves, quase 10 % do total de espécies que existem em todo mundo. As espécies de aves não conseguem se adaptar às transformações ambientais decorrentes do avanço do limite das fronteiras agrícolas.
O Brasil possui 40 espécies de aves ameaçadas; desde 1500, cerca de 153 espécies de aves foram extintas, no fim do século XX, 18 espécies desapareceram. Desde 2000, a ararinha-azul é considerada extinta da Caatinga brasileira, e grande parte de várias espécies de aves extintas são da Mata Atlântica, local de grande incidência de endemismo no Brasil.
A disseminação de espécies invasoras e a monocultura são outras causas de extinção.

FONTE: http://www.infoescola.com/animais/extincao-das-aves/

Após ler os textos poste um comentário sobre o assunto.

19 comentários:

  1. Profe,não sabia que a maioria das aves estava em extinção po causa das areas agrícolas, entre outros.

    De:Luisa Werle Hermes

    ResponderExcluir
  2. É muito importante aprender coisas novas, pois isso nos torna mais inteligente e com esse texto aprendemos que as Aves estão em extinção.

    Abraços, Jean M.

    ResponderExcluir
  3. É muito interessantes essas coisas sobre a extinção das aves, mas também muito triste pois o Brasil é o quarto país com mais aves ameaçadas no mundo. Cada dia estou aprendendo mais sobre os animais e isso é muito legal. Leonardo

    ResponderExcluir
  4. O texto é muito legal e me ajudou a terminar a minha pesquisa e a entender outras coisas que eu não sabia.
    Gisele F5

    ResponderExcluir
  5. Isso é uma pena que essas espécie estão sendo ameaçadas de extinção isso não é legal mas o texto é muito interessante para nosso estudo adorei o texto.

    William

    ResponderExcluir
  6. Prof. Carine.
    Não sabia que o Brasil é o quarto país do mundo em número de espécies ameaçadas de extinção.
    Obrigada por nos ajudar a fazer esse trabalho de pesquisas de aves em extinção. O desmatamento é causado pelo homem e assim destruindo o habitat natural das aves e não só delas dos outros animais também que vivem em matas ou na amazônia.
    Abraço! Renata.

    ResponderExcluir
  7. É uma pena de que algumas das espécies de aves esteja quase na estinção. Eu sabia que algumas aves e animais estavam em estinção mas não sabia que era por causa das áreas agrícolas.

    GABRIEL

    ResponderExcluir
  8. Prof Carine.Muito obrigada por nos ajudar a fazer a pesquisa de ciências.Aprendi várias coisas novas sobre as aves.

    Gabriela

    ResponderExcluir
  9. Prof Carine eu concordo com você que as aves tem que viver não ser extintas e eu quero que as aves porque elas tem deireito a vida e a arara azul e a mais que tem perigo de ser extinta e eu não sabia disso

    Aluno: João Pedro F5

    ResponderExcluir
  10. Eu acho muito triste que as espécies sejam extintas, pois elas têm um grande valor para a nossa FAUNA e FLORA. São elas que plantam as árvores que nos dão frutos, sombra e purificam o nosso ar. São elas que comem as larvas e lagartas que infernizam as nossas flores.
    Infelizmente as pessoas não se conscientizam que as aves são muito importantes para a nossa vida.
    Tamara F5

    ResponderExcluir
  11. Prof Carine eu concordo com você que há várias espécies em extinção no Brasil e também só é permitido no zoológico.


    João Gabriel.

    ResponderExcluir
  12. É muito importante sabermos sobre as extinções dos pássaros. Devemos ter mais cuidados com as aves.

    Henrique

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito de trabalhar sobre esse assunto de extinção de aves, pois aprendi quais são os animais que mais correm em extinção no Brasil e no Mundo.
    Jean Donel

    ResponderExcluir
  14. Prof. Carine
    Adorei aprender sobre as aves, isso nos deixou com um conhecimento maior sobre elas espero que todos tenham aprendido tanto quanto eu.
    Abraços Andressa!

    ResponderExcluir
  15. Oi prof Carine gostei de aprender sobre as aves , com certeza esse texto vai me ajudar muito para fazer as atividades no caderno de Ciência
    Abraços Kauan

    ResponderExcluir
  16. Prof. Aprendi muita coisa sobre as aves, coisas que eu nem imaginava.Mas agora eu sei que tem muitas espécies em extinção e quero aprender muito mais sobre as aves e outros animais. BEIJOS Yasmim

    ResponderExcluir
  17. Prof Carine, aprendi muita coisa nesse testo e vi que muitas espécies estão em extinção .Quero aprender mais sobre as aves e também saber quais outros animais que estão em extinção.

    Beijos Patrícia Both

    ResponderExcluir
  18. prof eu aprendi muita coisa nesse texto e estou com pena destas espécies que estao em extinção.Eu quero aprende mais sobro animais em em estinção.
    william

    ResponderExcluir
  19. Prof Carine eu aprendi várias coisas sobre as aves em extinção e coitada destas espécies que estão sendo ameaçadas.E não é só as aves são os peixes,mamíferos,etc.Gostei muito.

    João Gabriel.

    ResponderExcluir