Bem-vindo!!!

Bem-vindos ao Blog da Turma F5 - 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio La Salle Medianeira.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

ANIMAIS OVÍPAROS X OVOVIVÍPAROS


Como havíamos ficado na dúvida durante a apresentação de trabalhos sobre os animais, sobre a diferença entre animais ovíparos e ovovivíparos, nossos colegas pesquisaram e descobriram:

O que são animais ovíparos, vivíparos e ovovivíparos?
Animais ovíparos são aqueles que põem ovos e os filhotes se desenvolvem fora do corpo da mãe. As aves, tartarugas, jacarés e a maioria dos lagartos e serpentes são exemplos de animais ovíparos. Animais vivíparos são aqueles cujos filhotes se desenvolvem dentro do corpo da mãe, de onde recebem oxigênio e alimento. Os mamíferos, entre eles o homem, são vivíparos. Animais ovovivíparos são aqueles cujos filhotes nascem de ovos, mas esses ovos se desenvolvem dentro do corpo da mãe até o momento do nascimento e o embrião recebe alimento do próprio ovo e não da mãe. O tubarão e algumas cobras (jiboia e sucuri) são animais ovovivíparos.


Ah, e a curiosidade sobre o rabo do lagarto???



Vão-se os anéis...
... Ficam os dedos. No caso das lagartixas, uma cauda perdida vale uma vida
1 - Quando uma lagartixa é ameaçada por um predador, ela auto-amputa o rabo, que continua se movimentando por algum tempo, distraindo o agressor e dando tempo para a lagartixa escapar.
2 - Ela faz isso contraindo os músculos do rabo nos pontos das articulações entre as vértebras mais frouxas. Assim, nervos e vasos se desconectam mais facilmente
3 - A regeneração começa em seguida. As vértebras (que não se regeneram) são substituídas por bastões de cartilagem. Por isso, novas amputações só ocorrem em pontos da cauda mais próximos do corpo da lagartixa